13 FERRAMENTAS PARA AUXILIAR NA TOMADA DE DECISÕES EM SUA EMPRESA

Gestores de empresas estão sempre buscando por melhores resultados, mas nem todos conseguem alcançá-los. Existe uma infinidade de técnicas e soluções que podem te dar direcionamentos e insights sobre o melhor caminho a ser seguido e as ferramentas para tomada de decisão, ou ferramentas de apoio à decisão, ajudam nesses processos, levando em conta as particularidades de cada negócio. 

A maioria dessas ferramentas tem como base a análise de dados, ajudando a potencializar essa tomada de decisão, o que resulta em melhores retornos financeiros e um melhor planejamento estratégico para a organização como um todo. É sempre bom poder contar com tantas opções de apoio à gestão quanto possível, e para te ajudar a escolher a melhor solução para apoiar seus processos decisórios, vamos falar sobre 13 ferramentas que vão ajudar a tomar as melhores decisões para sua empresa. Confira.

1. Pesquisa

Pesquisar nunca é ruim. Entender o contexto, as possibilidades, as soluções e os cenários, é sempre benéfico, principalmente quando se trata de apoiar as suas decisões. No entanto, como estamos falando de ações que podem definir o futuro da sua empresa, é necessário que essas pesquisas tenham objetivos claros e metodologias bem definidas.  

 A pesquisa é uma das mais antigas, mas ainda bastante usadas, metodologias de estudo para tomada de decisão. As possibilidades compreendem possibilidades como modelos de investigação em profundidade ou teste de hipóteses. A divisão mais comum está entre metodologias quantitativas ou qualitativas.

 As metodologias qualitativas são mais eficazes no estudo de assuntos subjetivos, como o comportamento do cliente, o impacto de campanhas perante o público ou para descobrir quais benefícios os funcionários de uma empresa preferem.

 Já as metodologias quantitativas normalmente são mais eficazes para levantamentos de dados como o tamanho do potencial mercado de atuação, preço médio da concorrência, entre outros dados mais “numéricos”.

2. Análise SWOT

Muito popular para os profissionais de marketing, ou que lidam com planejamento estratégico, a análise ou matriz SWOT consiste em realizar o levantamento de Forças (Strength), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Apesar do uso muito comum em times de comunicação e RH, esse método pode ser aplicado às outras áreas da organização, possibilitando uma avaliação panorâmica do objeto analisado, seja um produto, serviço, ou até mesmo uma ação. Essa técnica funciona tanto para análises macro, quanto para análises micro, podendo ser utilizada para olhar para a empresa como um todo ou departamentos específicos.

3. Princípio de Pareto

Também chamado de princípio da escassez, de fator ou regra 80-20, esse princípio assume que 80% das consequências provém de 20% das causas. Dessa forma, de 100 clientes, um quinto será responsável pela movimentação de 80% da verba. Da mesma maneira, quatro quintos dos lucros operacionais virão por meio de 20% dos produtos comercializados. O princípio de pareto é utilizado também na gestão de estoques por meio da Curva ABC, que considera uma proporção de 20%, 30% e 50%, como uma variação do seu raciocínio original. Essa é uma técnica que pode ser muito útil para definir quais esforços e investimentos devem ser priorizados. 

4. Gráficos

Ferramentas conhecidas da maioria dos gestores, os gráficos, que muitas vezes até compõem os dashboards utilizados no Business Intelligence, podem entregar muita informação útil, mas nem sempre se aprofundam em funções específicas. Isso acontece porque não é suficiente colocar os dados de uma tabela em um design mais amigável. Para desfrutar dos reais benefícios dos gráficos, é preciso entender o que cada um deles diz e quando eles são realmente úteis. 

 Existem diversos formatos, e alguns modelos são mais comuns que outros, mas principalmente para avaliar cenários mais complexos, os gráficos de dispersão podem ser poderosas ferramentas de apoio à decisão. Isso acontece porque oferecem um caráter mais visual à análise das informações, o que permite uma identificação mais precisa do impacto de determinada ação. Essa visualização pelo gráfico de dispersão é muito mais rica do que nos gráficos de barras, por exemplo. 

5. Diagramas 

Os diagramas são aliados que nos ajudam a entender a dinâmica de processos, podendo ser simples ou mais detalhados. Um dos mais utilizados como ferramenta de suporte às decisões relacionadas ao controle de qualidade, por exemplo, é o Diagrama de Ishikawa, ou Espinha de Peixe, Causa e Efeito ou ainda 6M. Ele auxilia na análise e definição de ações corretivas em processos.

 A confecção de um diagrama já ajuda a ter uma perspectiva e um bom entendimento do cenário, pois com a identificação de recursos, atividades e resultados, as falhas aparecem de forma mais clara. Existem hoje, algumas ferramentas específicas para a confecção de diagramas, mas é possível também construí-los manualmente. 

6. Fluxogramas

Os fluxogramas, por sua vez, são voltados para o mapeamento e otimização de processos a partir da identificação de gargalos. Se você não sabe onde e o quanto investir em determinado processo, construa um fluxograma bem detalhado, separando as diferentes etapas.. Com as informações reais do processo, vai ser fácil identificar onde estão os gargalos, e estes pontos deverão, então, receber maior atenção. A partir daí, é possível fazer ajustes que permitam sua melhoria. 

7. FCA

A sigla para Fato, Causa e Ação, uma das ferramentas de apoio à gestão mais relevantes para os negócios. Essa ferramenta de análise foca em uma causa raiz, ou motivo principal, que determina porque determinado KPI não está performando conforme o esperado. Por isso, podemos classificá-la como uma ferramenta de tomada de decisão de fácil aplicação, já que consiste em cinco perguntas que podem ser adaptadas para explicar uma porção de desafios. Para que a FCA funcione, é preciso identificar, em cada problema os seguintes pontos: 

  • o que
  • por que
  • quem
  • quando
  • como 

A partir disso, é possível definir qual é a melhor solução para a resolução daquele problema. Esse método pode ser utilizado até semanalmente, para verificar a performance dos indicadores do negócio e os desafios para se chegar a uma meta. Por isso, é uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão muito versátil.

8. Matriz GUT

A Matriz GUT (gravidade, urgência e tendência) é outra ferramenta de apoio à tomada de decisão que não pode faltar no arsenal de um bom gestor. Ao contrário da FCA, essa ferramenta não ajuda a resolver problemas, mas a determinar os principais desafios do negócio e ordená-los por prioridade de enfrentamento. 

Com ela podemos analisar a gravidade, a urgência e a tendência de cada problema e determinar quais deles são fundamentais para a continuidade dos negócios e quais podem ser resolvidos posteriormente. Além de ser utilizada para enfrentar os desafios do negócio, a matriz GUT pode ser aplicada no planejamento da empresa, determinando quais são os investimentos prioritários.

A matriz GUT analisa, primeiro, qual é o impacto que um problema tem nos indivíduos envolvidos nele. Depois é a hora de olhar para a urgência de cada problema ou quanto tempo há disponível para solucioná-lo, nessa etapa, os problemas de maior urgência são priorizados em relação aos de menor urgência. Por último, é hora de olhar para a tendência, ou seja, o potencial de um problema se aprofundar com o passar do tempo caso não seja resolvido. Se a evolução do problema é rápida ou de alto impacto no negócio, ele sobe na lista de prioridade para resolução imediata.

9. Matriz de Eisenhower

Outra importante ferramenta de apoio à decisão é a Matriz de Eisenhower, uma solução que ajuda a priorizar tarefas, individualmente ou dentro de uma equipe. Para isso, utilizamos 4 quadrantes para definir a importância e a urgência de uma tarefa, ordenando-as com números de 1 a 4. Assim, é possível visualizar com mais clareza as tarefas a serem executadas, facilitando os processos decisórios. 

10. Matriz de decisão

A Matriz de Decisão é bem popular nas empresas. Ela ajuda os gestores a determinarem critérios relevantes e comparar as alternativas, facilitando a tomada de decisão. Utilizar o método é simples, basta criar uma tabela, que pode ser uma planilha no excel. Na primeira linha, estabelecemos os critérios de decisão, e das colunas, as alternativas disponíveis para escolha. A partir daí é só determinar uma escala de avaliação e estabelecer pesos para cada critério, isso ajudará a encontrar a alternativa com melhor custo-benefício.

11. Diagrama de árvore

O Diagrama de Árvore é uma das ferramentas de apoio à decisão mais tradicionais, pois ajudam a exibir, com clareza, a estrutura de um problema ou projeto. Ele tem esse nome pois, quando completo, é semelhante aos galhos de uma árvore. Com ele, é possível pensar sistematicamente sobre cada aspecto do problema, na lógica por trás de cada opção, além de visualizar todas as possíveis soluções para determinado problema. Ele pode ser usado para solução de problemas, para a realização de planejamentos ou para análises. 

12. Business Intelligence

O BI, ou inteligência de negócios, que consiste em um conjunto de técnicas e ferramentas que suportam e facilitam a gestão de  uma empresa, se direcionando pelos dados. Trata-se de uma solução integrada, que busca aproveitar todos os dados gerados em um negócio, para extrair informações relevantes, que consigam oferecer insights para a tomada de decisões mais acertadas. Por isso, é importante definir os indicadores que são realmente importantes e fazer o acompanhamento destes. 

 Diante de um volume tão grande de dados internos e externos, estruturados e não estruturados, o Big Data, é preciso que esses dados sejam organizados e tratados, de forma que possibilite a realização dessas análises. Se não houver uma correta identificação do que é realmente significativo para o negócio, existe o risco de se perder em dados que não têm tanto valor para o negócio, por isso a importância da governança de BI. 

13. Ferramentas Aditi: Qlik Sense 

A Aditi oferece várias soluções baseadas em dados, dentre elas, uma plataforma self service analytics. Nossas ferramentas de apoio à tomada de decisão são completas e baseadas no Qlik, uma solução self service BI, oferecendo recursos que possibilitam a pesquisa e exploração de uma grande quantidade de dados, entendendo as relações entre eles e como essas informações podem impactar seu negócio. 

 Dessa forma, é possível criar visualizações completas, com dashboards fáceis e personalizados, que vão ajudar a responder as perguntas mais importantes dentro do negócio e facilitar a tomada de decisão. Com o app qlik sense mobile, é possível visualizar online data dashboards em qualquer dispositivo e facilitar todos os processos envolvendo seus dados. 

Todo bom gestor deve ter experiência e sensibilidade para tomar as decisões para seus negócios. Mas nem só de feeling vive uma empresa, é preciso combinar conhecimento de mercado com ferramentas utilizadas para análise de dados e tomada de decisão, para se direcionar por fatos e não apenas por achismos. Assim, sua empresa tem muito mais chances de lucrar mais e crescer com consistência. 

 Se você quer conhecer mais sobre as possibilidades de ferramentas para tomada de decisão, fale conosco e nós vamos te ajudar.