Apesar da resistência de algumas empresas, a Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais – LGPD, já é uma realidade. Algumas organizações estão sofrendo com fiscalizações e autuações, e como as sanções da nova Lei entram e vigor ainda nesse ano, a tendência é que isso ocorra com muito frequência. Nesse cenário, as empresas que cuidam dos seus dados, os protegem e já estão se adequando às exigências da LGPD saem na frente.
A Aditi é uma empresa que presta consultoria focada em Dados, Business Intelligence e Analytics. É por meio dessas ferramentas que ajudamos os clientes numa jornada data driven, utilizando os dados para gerar valor para o negócio e ampliar a competitividade perante o mercado. A Aditi une a experiência dos profissionais às principais técnicas e tecnologias, ajudando-os nessa jornada pelo dados. E foi dessa forma que ajudamos a Unimed BH a se preparar para a LGPD.
A adequação à LGPD é um projeto multiáreas, um processo que abrange jurídico, compliance, sistemas, entre outros setores, sendo muito desafiador para todos eles. Quando falamos dos dados, que são, muitas vezes, os bens mais valiosos de uma organização, temos que cuidar muito bem desses insumos. E principalmente se tratando de um grande volume de dados, com muitas camadas para serem tratadas à luz da legislação e com responsabilidade, entendemos que esse processo é muito complexo e muito impotante.
No começo do processo junto à Unimed BH, a equipe ficou receosa com as medidas e adaptações que seriam feitas. De fato, foi um projeto muito desafiador, que precisou de um tempo de adaptação para funcionar plenamente. Quando pensamos sobre isso, é preciso entender que além da própria legislação, existem também cobranças do mercado, dos clientes e dos colaboradores da empresa.
A LGPD impõe um cenário jurídico de privacidade de dados para todo o país, além de colocar o titular dos dados como o principal agente desse cenário. Para se adequar, é preciso atuar com uma gestão de riscos e falhas, ter uma relação de transparência com o titular daqueles dados, entre outras ações. E as empresas que não obedecerem a essas diretrizes, ficam sujeitas a penalidades rígidas.
No caso da Unimed BH, as equipes envolvidas no processo foram: jurídico, governança e compliance, TI, processos e projetos, pesquisa em TI e informação. E a questão que norteou todo esse processo se trata do uso da informação, se aquela era apenas uma curiosidade ou se era uma verdadeira necessidade do negócio. As ações também envolviam um trabalho complexo com cada área para entender as necessidades de cada uma e tratar as bases de dados de acordo com essas demandas.
A partir do mapeamento das soluções e dos dados, a Aditi, com o Qlik sense ajudou a organizar, estruturar, categorizar e realizar ajustes ao longo de todo esse processo, criando os fluxos de cada tratativa. Com isso, houve um impacto nos processos envolvendo os dados, e consequentemente, uma melhoria desses processos. A empresa também aprendeu a trabalhar com o conceito de minimização, que consiste em usar a menor quantidade possível de dados, além de retirar a identificação do titular dos dados, e justificar a identificação, quando for necessário.
E é claro que nada disso se mantém sozinho, os processos estão em constante evolução e avaliação. Além disso, a revisão dos acessos de cada colaborador acontece periodicamente, com o objetivo de restringir o acesso dos dados às pessoas que realmente têm essa necessidade. Tudo isso foi feito pensando que os verdadeiros protagonistas da implantação da LGPD são as pessoas, por isso é necessário que haja conscientização e esse processo seja feito envolvendo todos os colaboradores, para que a transição seja feita da forma mais tranquila possível.
Gostou do assunto e quer se aprofundar? Assista o webinar completo com a presença de Fernanda Januário, analista sênior da Unimed BH, Priscila Papazissis, coordenadora de Analytics e BI da Unimed BH, Renato Araujo consultor de BI da Aditi e Pedro Bergo consultor sênior de BI e Analytics da Aditi. Fique por dentro de todos os detalhes técnicos de mais um projeto de sucesso, fruto da parceria da Unimed BH e Aditi, que já dura anos e vem dando cada vez mais frutos para as duas partes.