Gestão de Dados: 3 maneiras de evitar problemas

Uma das afirmações mais ouvidas no contexto corporativo hoje em dia é que os dados são o novo petróleo. De fato, os dados são muito valiosos, e é por isso que você precisa entender sobre este assunto. Eles podem vir de diversas fontes, seja pelo atendimento ao cliente, comercial, financeiro, marketing, e uma série de outros contatos com stakeholders.

Existem entradas de dados de várias formas, e eles podem ser estruturados ou não. Diante desse cenário, a gestão de dados se torna muito importante, mas é crucial que ela seja bem feita, para que sua empresa consiga  atingir os melhores resultados.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Experience, 91% das empresas brasileiras se baseiam na gestão de dados para criar suas estratégias. Esse uso acontece, principalmente, para melhorar a experiência do cliente.

No entanto, a mesma pesquisa aponta que o maior temor de 89% dos executivos é não conseguir alcançar os resultados esperados por causa da falta de confiabilidade e precisão dos dados.

Gestão dos dados x Gestão da informação

Os dados por si só não ajudam a direcionar muita coisa, os resultados vêm das informações que extraímos desse dado. Para entender melhor, vamos dizer que 60% dos clientes de uma empresa estão satisfeitos com o serviço. Esse dado, sozinho, não nos ajuda a traçar nenhuma estratégia.

Por outro lado, se comparamos com outros dados do mês passado, temos uma melhor compreensão do cenário. Assim, conseguimos entender se esse indicador melhorou, piorou ou se manteve, e a partir disso, traçar novas estratégias para melhorar os resultados. A informação é o que extraímos a partir dos cruzamentos de dados.

Assim, temos dados brutos, sem tratamento e, possivelmente, desestruturados. E quando organizamos e tratamos estes dados, obtemos a informação. A este processo, totalmente técnico, chamamos gestão de dados. Posteriormente, é feita a gestão da informação, que é um processo mais voltado para a área de negócios.

A gestão de dados pode ser a solução ou pode ser um problema para a empresa. Por isso, você precisa cuidar para que esse processo ocorra da melhor maneira possível, evitando prejuízos. Por isso, aqui seguem algumas dicas para que você consiga melhorar a sua gestão de dados e evitar problemas relacionados a esse assunto, confira:

1.   Incorpore a cultura data driven

Para uma boa gestão de dados, o primeiro passo é incorporar esse mindset em sua equipe. Isso não acontece da noite para o dia, seja por falta de ferramentas ou pelos costumes já solidificados na instituição.

Esse passo é importante pois, dando um contexto e deixando seus colaboradores cientes da importância da gestão de dados e das ações que contribuem com ela, fica muito mais fácil conduzir o processo.

Intensificando a participação da TI das decisões estratégicas e envolvendo os outros times nos processos de dados, já é possível começar. Essas pessoas não precisam se envolver na parte técnica e tomar decisões, mas participar do processo já lhes conferirá um bom conhecimento de causa.

Outra ação importante nesse sentido é disseminar a inteligência competitiva que se obtém a partir dos dados. Para isso, é importante contar com os times de comunicação e gestão de mudanças, para começar a trabalhar acultura corporativa nesse sentido, facilitando a transição para todos.

2. Priorize os dados mais importantes

A organização dos dados tem grande impacto em sua gestão. Definindo sua importância é possível direcionar coleta, mineração e armazenamento de acordo com as necessidades e importância de cada tipo de dado. Com a realização desse processo, dados identificados e categorizados, as análises são facilitadas.

Para este trabalho, é essencial que executivos, TI e, se for o caso, fornecedores externos de serviço de dados estejam alinhados. Isso porque os gestores são quem têm as perguntas que devem ser respondidas com as informações extraídas, o que orienta o trabalho de todos os outros envolvidos.

3. Mensure os resultados

O trabalho com dados funciona quando é capaz de responder às questões específicas do negócio. Para isso, definir quais são essas perguntas é importantíssimo. Na sequência, é preciso entender quais são as métricas e indicadores.

Métricas são medidas brutas e de simples composição, que dizem respeito às variáveis do negócio. São elas que direcionam decisões, ajudam a identificar oportunidades e erros no processo. Indicadores, por outro lado, ajudam a avaliar a performance corporativa, além de suportar a gestão e otimizar a atuação dos gestores.

A partir da definição das métricas e dos indicadores, é possível direcionar o processo de gestão de dados. Além disso, esse procedimento se torna mais fácil, pois os métodos e ferramentas são utilizados de acordo com a necessidade de análise daquele negócio.

Porque melhorar sua gestão de dados é urgente?

Elevar a qualidade da sua gestão de dados é crucial, pois possibilita pensar, de forma mais estratégica e direcionada, os resultados das análises. As mudanças de mercado nesse sentido são muitas, o que faz com que as empresas que ainda não olharam pra esse sentido, fiquem atrasadas.

A Aditi é uma empresa especializada em dados, com grande expertise na área e vasta experiência nesse mercado. Estamos aqui para te ajudar a fazer a melhor gestão dos seus dados. Para saber mais sobre o mundo dos dados e sobre nossos serviços, nos acompanhe das redes sociais.