Coleta de dados empresariais: como fazer e quais métodos usar?

Você provavelmente já leu, ouviu e viu em muitos lugares coisas como “os dados são o novo petróleo” ou “o que de mais valioso as empresas têm”. E não são afirmações exageradas.

É fato que eles são muito valiosos na atualidade. Estamos descobrindo e entendendo cada vez mais formas de usá-los para potencializar negócios, e principalmente, resultados.

E com isso, vão surgindo também, novas estratégias, procedimentos e tecnologias para lidar com os dados das empresas. Mas antes de seguir para essa parte, é importante pensar no básico.

Você faz a coleta dos seus dados empresariais? Quais métodos têm sido utilizados? Se você não sabe responder a estas perguntas, ou não tem certeza sobre a resposta, vamos te ajudar.

Neste artigo, falamos sobre a coleta de dados empresariais. E claro, sobre como este procedimento ajuda as empresas a terem melhores resultados.

O que é a coleta de dados empresariais?

A coleta de dados empresariais é um processo que consiste em captar conteúdo estratégico. Estes, podem vir de fontes diversas.

Os dados que vão te fornecer estes insights sobre a sua empresa, podem estar em ferramentas de análise, redes sociais, formulários, canais de atendimento, entre outras possibilidades.

A partir deles, é possível obter informações que esclareçam os resultados da empresa, dos clientes, do mercado, dos concorrentes, etc. É por isso que eles têm tanta importância.

A partir da coleta de dados empresariais, é possível, inclusive, rever processos para tomar as melhores decisões internamente. Isso impacta em otimização de lucros e diminuição de custos.

A importância da coleta de dados empresariais

Mesmo que o procedimento pareça um pouco complicado, ele é essencial. E deve ser feito com frequência, para que a análise desses dados gere informações que vão te ajudar a tomar decisões mais estratégicas.

Os dados são como um verdadeiro raio x do seu negócio. É por meio deles que você pode compreender o real panorama das situações. Isso permite uma avaliação profunda, além de previsões mais certeiras sobre passos futuros.

Você poderá entender quais são seus principais concorrentes e avaliar a satisfação dos seus clientes. Também é possível conhecer melhor seu público, as preferências, anseios e necessidades dele. A partir dai, você pode se posicionar de forma estratégica.

Como coletar dados empresariais?

Existem inúmeras formas de coletar dados. Isso porque, eles são gerados, também, de formas diversas. Todo canal em que há interação, há também produção de dados. E esta é uma informação à qual você deve se atentar.

Mas para começar, vamos falar de algumas das formas mais comuns. Mas lembre-se, as possibilidades são muitas.

Google Analytics

Essa é uma das plataformas mais utilizadas para coletas de dados. Principalmente, por ser gratuita e oferecer dados diversos.

Com a sua ajuda, é possível obter informações sobre os usuários, tráfego da página, conversões, vendas, etc.

O Google Analytics fornece dashboards contendo essas informações. A partir delas, é possível avaliar suas métricas e estabelecer KPIs para o negócio.

Ele também se conecta com outras ferramentas. Assim, fornece uma coleta de dados empresariais simples. Essa é uma boa opção se você quer começar a coletar seus dados.

CRM

As ferramentas de gestão de relacionamento, CRMs, ajudam a gerenciar os contatos das empresas, desde os leads e prospects, até os clientes.

Alguns exemplos são RD, Salesforce, Hubspot, Pipedrive, entre outras possibilidades. Esses softwares fazem a integração dos dados, permitindo que todas as áreas da empresa possam acessar essas informações.

Acontece que ele é uma ótima fonte de dados para sua empresa, uma verdadeira mina de ouro. Pois, lá se encontram uma série de dados valiosíssimos.

Questionários

Esta é uma forma de coleta de dados empresariais já mais conhecida. Físicos, ou, na maioria das vezes, virtuais, os questionários trazem sempre muita informação consigo. Os digitais, principalmente, pois são mais facilmente mensurados.

Os questionários podem trazer perguntas em formato aberto ou fechado, o qua realmente importa, é que estes dados podem ser muito úteis. Eles ajudam a compreender, entre outras coisas, satisfação dos clientes e avaliação de produtos.

Pesquisa digital

Este é um dos métodos mais utilizados pelas empresas maiores. Na hora de fazer a coleta dos dados empresariais, este método é muito indicado se você busca resultados mais imediatos.

Ela pode ser feita de várias formas, e trazer diferentes tipos de informações e resultados. É possível entender mais a fundo o comportamento e a opinião dos clientes sobre diversos aspectos do negócio.

Além disso, a pesquisa digital também ajuda a identificar lacunas. Isso ajuda sua empresa a aproveitar melhor as oportunidades que o mercado oferece.

Coleta de dados empresariais e LGPD

Recentemente, uma nova lei entrou em vigor. Isto, é claro, alterou um pouco a forma como a coleta e o tratamento de dados empresariais são feitos.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, de nº 13.709/2018 (LGPD), regulamenta a coleta e tratamento dos dados pessoais, buscando tornar o processo mais seguro.

Diante disso, a coleta de dados empresariais passou a ter novas diretrizes. Isso acaba sendo bom, tanto para as empresas, quanto para os consumidores. Uma vez que o processo fica mais organizado, seguro e esclarecido para ambos.

É necessário esclarecer para seus clientes quais dados serão coletados, com que finalidade, onde e como eles ficarão armazenados. Essa transparência é essencial, pois garanta a segurança do cliente e evita multas para a empresa.

Por isso, na hora de coletar os dados da sua empresa, é importante se atentar, também à LGPD. Dessa forma, você evita problemas.

E o que vem depois?

Depois da coleta dos dados empresariais, é hora de pensar no armazenamento e segurança deles. Aqui a gente pode pensar em possibilidades como Data Lake, Data Warehouse, entre outras.

Em seguida, vamos, de fato, fazer as análises. Para isso, existem diversas etapas a serem percorridas, ferramentas, técnicas e possibilidades.

O fato é que, de posse dos dados da sua empresa, a etapa seguinte fica muito mais simples. De posse dos dados, é possível organizá-los, e em seguida, utilizar um software com Tableau ou Power BI.

Feito isso, você terá insights como você nunca viu antes, em gráficos de fácil compreensão, disponíveis para te ajudar a tomar as decisões da sua empresa. É assim que acontece a mágica dos dados.

Se você quer saber mais sobre como implementar este processo na sua empresa, conte com a gente. Estamos há mais de 10 anos no mercado, e temos a expertise necessária para te guiar por este caminho. Fale com um dos especialistas da ADITI e conheça as possibilidades.