Cultura de dados: afinal, por onde começar?

Os dados estão cada vez mais difundidos. E no mundo corporativo, essa e a maior tendência do momento. O que não se fala tanto assim, é que trabalhar com dados é bem diferente de ter uma cultura de dados.

Mesmo com essa tendência em franco crescimento, o número de empresas que ainda não os usa é enorme. Assim como aquelas que usam, mas não extraem deles todo o seu potencial.

De acordo com a Gartner, nos últimos três anos foram produzidos mais de 90% dos dados armazenados durante toda a história. Mas grande parte deles não são utilizados pelas empresas para melhorar seus resultados.

E por mais que eles sejam utilizados, e a cultura de dados seja conhecida, essa é uma realidade de poucas empresas. Pois, se trata de muito mais do que apenas analisá-los.

O que é cultura de dados?

É um modelo organizacional, bem como um conjunto de crenças e comportamentos que têm os dados como centro. Eles são valorizados e seu uso é incentivado para realmente direcionar o negócio, guiando as práticas e decisões como um todo.

Assim, todas as ações são planejadas e realizadas com base no que eles dizem, por meio das análises. Assim, eles fazem parte de todas as operações realizadas, do começo ao fim.

Em uma empresa com uma cultura de dados estabelecida, todas as pessoas têm uma coisa em comum. O acesso democrático às informações que farão com que tudo seja feito com base em informações reais.

Dessa forma, as decisões são super estratégicas. E claro, tudo o que é feito, é analisado, para que a operação seja cada vez melhor.

A cultura de dados vai à contramão dos hábitos empresariais antigos. Que consistiam basicamente em gestores tomando decisões baseados em experiências pessoais ou achismos.

É por causa desse movimento, crescente das corporações, que os investimentos em Big Data, Analytics, Business Intelligence e outras ferramentas crescem cada vez mais. Mas com já dissemos, uma cultura de dados é muito mais do que apenas isso.

Qual a importância da cultura de dados?

São eles que revelam o que acontece na empresa, na concorrência e até mesmo, no mercado. Eles mostram os fatos, ou seja, nada de achismos. É por isso que a cultura de dados vem mudando a mentalidade das pessoas das empresas.

Isso acontece, pois, mostram cenários reais, ajudando no planejamento estratégico da empresa. Inclusive, na criação de estratégias com mais chance de sucesso. E claro, na mensuração de resultados.

Além disso, a cultura de dados contribui para a gestão dos recursos e otimização do trabalho, melhorando o resultado e a eficácia. Bem como metas mais claras, diminuição de erros e distribuição de feedbacks mais sólidos. Além de diversos outros benefícios, confira:

Diminuição de custos

Por meio de uma gestão de risco elaborada com base em dados, é possível aproveitar os recursos ao máximo. Além disso, eles também ajudam a identificar gargalos, prever problemas e agir para resolver tudo isso, ates que afete a produção.

Ação preditiva

Os dados são como uma bola de cristal, só que melhor. Eles nos permitem prever o futuro, com base no histórico da empresa. Assim, é possível se planejar estrategicamente, considerando situações como: pouca demanda, muita demanda, falta de matéria prima, etc.

Estratégias personalizadas

Com base nas informações relativas ao público e comportamento dos consumidores, é possível criar estratégias de atração personalizadas. Assim, além de um plano de marketing mais poderoso, é possível obter leads mais qualificados e também aumentar as conversões.

Novas oportunidades

Por meio da cultura de dados, é possível obter estudos de mercado mais ricos. E estes permitem a identificação de demandas do público, frentes de atuação, nichos carentes de soluções, demandas que a concorrência não esteja conseguindo suprir, etc.

Como implantar a cultura de dados?

Muitas empresas querem apenas trabalhar com dados. Mas há aquelas que, além das ferramentas de BI e analytics, querem criar uma cultura totalmente voltada para eles. Essa não é uma mudança simples, mas vamos te dizer por onde começar.

Coloque os dados no centro

A cultura de dados, ou data driven, é totalmente direcionada pelos dados. Isso quer dizer que eles são o centro, o foco, o mais importante. Então é por esse ponto que se deve começar.

Esse pensamento deve dominar a organização. Antes de fazer qualquer coisa, é preciso pensar, primeiro, neles. Logo, o primeiro passo é fazer com que esse pensamento seja automático, e isso requer algum tempo, além de paciência e colaboração.

Estabeleça os objetivos

É preciso entender porque a empresa quer dar esse passo em direção a uma cultura de dados. E após, estabelecer os objetivos para alcançá-la. Na sequência, é só agir para alcançá-los, mas é claro, mensurando sempre.

Inclua todos os colaboradores

A cultura de dados não passa apenas pela gestão. Ela compreende todas as pessoas dentro de uma empresa. Cada área é importante nesse processo, e deve ser incluída. Afinal de contas, os benefícios também chegarão para todos. Para que isso aconteça, é preciso que as pessoas nos cargos de liderança incentivem seus times nessa direção.

Democratize os dados

Pode parecer um pouco difícil no começo, mas eles não devem ficar sob poder da equipe de tecnologia. Quanto mais democratizados eles forem, mais essa cultura data driven será implementada.

Além disso, busque torná-los inteligíveis para as pessoas mais distantes deles. Traduzir as informações para uma linguagem mais facilmente compreensível é uma boa solução. Bem como os recursos visuais que facilitam o seu entendimento.

Cuide dos seus dados

Pode parecer um pouco óbvio, mas se você vai criar uma cultura data driven, é preciso garantir a segurança e confiabilidade dos seus dados. Isso ajuda a conquistar seu objetivo mais rapidamente.

Conte com quem tem experiência

Há empresas começando a trilhar o caminho rumo a uma cultura de dados agora. E há aquelas que já caminham há anos nessa direção. E uma pode ajudar a outra. Contar com uma consultoria especializada vai facilitar, e muito, esse processo.

Essa ajuda virá para a parte mais técnica e ferramental. Mas também, no trato com sua equipe e as melhores práticas para implementar e desenvolver a cultura internamente.

Para implementar uma cultura de dados, mais importante do que os termos técnicos e ferramentas, é preciso engajar toda uma organização em torno de um propósito. E com quem já têm a expertise fica muito mais fácil.

A ADITI  é uma empresa especializada em ajudar empresas a criar uma cultura de dados. Além, é claro, das melhores soluções técnicas e tecnológicas para aproveitar todo o seu poder.

Nós ensinamos empresas a obterem melhores resultados por meio dos dados, e procuramos entender como trabalhar de maneira mais eficaz no dia a dia. Ficaremos felizes em te ajudar nessa jornada.