A tecnologia avança, a mentalidade Data Driven está cada vez mais presente dasorganizações. E engana-se quem pensa que o uso desses ativos é restrito a uma área apenas. Os dados podem e devem ser usados em todos os setores.
Uma área em que o uso da tecnologia e dos dados está em franco crescimento é o direito.No mundo jurídico, a tecnologia e as pessoas caminham lado a lado para obter soluções cada vez melhores e mais eficientes.
Tomar decisões com base em dados é uma ação valorizada na maioria das áreas. No mundo jurídico não é diferente, isso vem ganhando cada vez mais destaque. O que melhora o sucesso das ações, bem como seus resultados.
Hoje em dia, o jurídico corporativo é, ou pelo menos deveria ser tão estratégico quanto as outras áreas. Isso requer um conhecimento mais profundo de gestão, monitoramento de KPIs, e claro, Inteligência Artificial aplicada ao direito.
É por isso que as tecnologias vêm se especializando em atender as particularidades específicas dessa área. Buscando facilitar a rotina e os resultados do setor jurídico das empresas. O Legal Intelligence é um exemplo. Unindo a mentalidade data driven à advocacia e a jurimetria, otimiza as rotinas da área. Aumenta a capacidade analítica, organização,agilidade e facilidade para resolver os problemas do dia a dia.
O que é Legal Intelligence?
Todas as ações realizadas em uma empresa produzem dados. E os dados são os ativosmais valiosos em uma organização. Eles podem ser utilizados para que os gestores tenhamuma visão completa e personalizada do negócio, otimizando seu trabalho.
O Legal Intelligence é a análise de dados e Inteligência Artificial aplicada ao direito. Quepermite, por meio das ferramentas de Business Intelligence, aliar as duas coisas de maneiraeficaz, otimizando as rotinas da área.
Ele é responsável por classificar, organizar e analisar grandes quantidades de dados. Nosquais estão compreendidos documentos, legislações, decisões judiciais, informações degestão de internet e muito mais.
Cruzando esses dados, podemos identificar padrões significativos e tendências, que ajudama tomar decisões mais assertivas. Basicamente, fortalecer e fundamentar as estratégias,para aumentar a vantagem competitiva do negócio.
Resumindo, o que essa ferramenta faz é otimizar a gestão de dados e informações nosdepartamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Trazendo inúmeros benefícios para estesetor.
O que é jurimetria?
Trata-se de uma ferramenta do Legal Intelligence. Basicamente, é a junção aplicada daestatística ao Direito. Ela tem o objetivo de identificar padrões e tendências a partir dosdados. Assim, com a Inteligência Artificial aplicada ao direito, é possível fazer previsões.A jurimetria é uma ferramenta que ajuda na obtenção de subsídios valiosos para a atuaçãode gestores e advogados. Ela pode ser aplicada em várias situações, sempre com oobjetivo de otimizar o trabalho.
Algumas aplicações são, por exemplo, a análise de dados públicos e de dados jurídicos.Com a jurimentria, é possível até mesmo fazer análises comparativas entre escritórios ouprocessos.
Como usar o Legal Intelligence?
O Legal Intelligence tem várias aplicações de analytics para o departamento jurídico, como,por exemplo, a pesquisa. Ajudando a encontrar precedentes ou normas e até mesmodocumentos de forma totalmente automatizada.
Além disso, pode ser empregado no crescimento do setor ou do escritório. Como análisesde mercado e de público, benchmarking, avaliação de ações e campanhas realizadas ouno monitoramento de métricas da área.
Quais os benefícios do Legal Intelligence?
Empresas que aliam tecnologia e direito saem ganhando em muitos pontos. Elas atuam demaneira mais segura nos processos judiciais. Além de utilizar estratégias cada vez maisavançadas e aprimoradas.
O uso da tecnologia também ajuda a reduzir os erros, bem como aumentar a produtividade.A melhora dos resultados das ações judiciais também é um ponto a ser destacado. Assimcomo a segurança e a centralização, proporcionadas por um sistema jurídico em nuvem.
A utilização de analytics para o departamento jurídico faz com que o mundo jurídico dê umaguinada. Indo de uma ação reativa a uma ação proativa. Aprimorando sua atuação eutilizando seus ativos, os dados, de forma melhore e mais eficiente para o negócio.
Por que investir em Legal Intelligence?
A rotina jurídica envolve a tomada de uma série de decisões e estratégias. Quanto maisassertivas forem as ações acerca dessas ações e dos processos da área como um todo,mais o setor progride.
Por isso a utilização de analytics para o departamento jurídico no desenvolvimento dessastarefas é tão importante. Utilizar a tecnologia como aliada para atuar de maneira otimizada eestratégica é um dos benefícios da aplicação do Legal Intelligence.
Além disso, a gestão baseada em dados é uma grande aliada dos juristas de forma geral,sejam parte do setor de uma empresa, seja nos escritórios de advocacia. Os benefícios sãomuitos, e as opções de ferramentas aumentam a cada dia.
Faça Legal Intelligence com quem sabe
Quando nos deparamos com uma nova tecnologia, como é o caso do Legal Intelligence, énormal não termos ideia de como começar. A ideia parece ótima, mas como seria aexecução?