Ao longo da história da humanidade, os dados aparecem de formas distintas. Em todos os contextos, eles forneceram alguma forma de benefício para a humanidade. Seja por simples registo ou na solução de algum problema. Os dados são velhos conhecidos do ser humano. Com o desenvolvimento tecnológico, novas formas de lidar com os dados fora surgindo. Agora nossa relação é diferente, nós mudamos e eles também.
Apesar de muito se falar em dados na atualidade, ainda pairam muitas dúvidas sobre eles. Em paralelo, cada dia vemos mais nossa relação com os dados se transformando. São novas descobertas, soluções, e nem sempre, conseguimos compreender a complexidade e as particularidades desses elementos tão valiosos.
O que é Data Science
De forma simplória, Data Science é a maneira como as empresas geram conhecimento para seus negócios, a partir dos dados. Tecnicamente, trata-se da coleta de dados, em grande escala, estruturados ou não, produzidos em diversas fontes, que são posteriormente tratados e analisados, trazendo insights valiosos para o negócio.
A Ciência de Dados, tradução para Data Science, é uma combinação de matemática, estatística, negócios, programação e computação. Não se trata de uma ferramenta, mas de um conjunto de métodos, que combinados, alcançam esse resultado.
Por meio de ferramentas específicas para tratamento, mineração, classificação, análise, entre outras ações envolvendo dados, os profissionais da área conseguem realizar previsões, que vão ajudar as empresas a obterem melhores resultados.
O que Big Data tem a ver com Ciência de Dados?
Há uma estimativa que diz que cerca de 90% dos dados armazenados na web tenham sido gerados somente nos últimos 2 anos. Em pouco mais de duas décadas, substituímos o disquete, com capacidade para 1,4 megabytes, por nuvens que comportam mais de 4500 terabytes. E apenas 20% destes dados estão estruturados e podem ser analisados. Por dado, entendemos qualquer coisa da qual se possa extrair informação.
Big Data é outro termo que está cada vez mais popular. Refere-se a uma enorme quantidade e volume de dados, produzidos a todo momento. E quanto mais dados, mais informações. Para obtê-las é muito importante conseguir processar todo esse volume de dados.
Mas depois disso, vem a necessidade de interpretar estes dados e utilizá-los para gerar algum valor. É ai que entra a ciência de dados, que está sendo usada por uma infinidade de empresas, interessadas em decifrar essas informações para ajudar seus negócios a crescerem mais e performarem cada vez melhor.
Aplicações da Ciência de Dados em uma empresa
O Data Science pode ser aplicado em qualquer área de uma empresa. Não existem restrições, o único pré requisito é produzir dados. RH, marketing, financeiro, vendas, atendimento ao cliente, todas as áreas têm uma forma de se beneficiar.
É possível obter diversos benefícios utilizando, por exemplo, os dados obtidos em atendimentos por telefone, redes sociais, campanhas de marketing, pesquisas de satisfação, histórico de compras, e mais uma infinidade de oportunidades.
Para se beneficiar, no entanto, é preciso que todos os setores da empresa entendam o que é a ciência de dados. É preciso entender como essa ciência pode ajudar em cada situação. Mas de forma geral, o uso dos dados das empresas estão relacionados à melhora dos resultados das corporações.
É importante destacar também, que o Data Science tem processos e etapas muito bem definidos. Para obter os melhores resultados utilizando estas técnicas, é preciso está atento a isso.
Como utilizar o Data Science para melhorar resultados?
Existe um tipo de empresas que se orientam por dados. Grandes exemplos são: Google, Facebook, Ifood, Twitter, Microsoft, Amazon. Em suma, as maiores e mais bem sucedidas do mundo. O que todas elas têm em comum? A cultura Data Driven.
Este é outro termo que aparece muito quando se fala de ciência de dados. Uma instituição Data Driven, nada mais é, do que uma empresa que tem os dados intrinsecamente ligados à sua cultura. Essas empresas se pautam das informações extraídas dos dados para tomar melhores decisões, em menor espaço de tempo.
Empresas que já adotam esse tipo de cultura, utilizam seus dados da melhor forma possível, e aproveitam todo o potencial deles. Apesar de muitas empresas considerarem soluções baseadas em dados, é importante pensar, primeiro, nessa mudança de cultura.
Desafios da Ciência de Dados
O grande problema da atualidade é mão de obra qualificada nessa área, sobram vagas e faltam cientistas de dados. A qualidade do profissional que vai ficar responsável por esse processo em uma empresa é muito importante para a qualidade dos resultados obtidos.
De forma técnica, podemos dizer que o maior problema é a dificuldade de transformar todos estes dados em informação útil, que possa oferecer insights valiosos e suportar os processos decisórios. Além disso, há um outro problema, mais relacionado à qualidade e confiabilidade dos dados das empresas.
Para amenizar estes problemas das empresas, um bom caminho é investir na cultura data driven e na alfabetização de dados de toda a equipe. Isso garante que os colaboradores tenham um nível de conhecimento em Data Science, tanto dos processos envolvendo os dados, quanto dos processos internos, e principalmente, como estas duas coisas podem se relacionar.
A Ciência de Dados é relativamente nova, e junto com várias soluções, também traz vários desafios. É certo que, dia a dia, estamos aprendendo a lidar com as suas particularidades, e à medida que isso vai acontecendo, vamos encontrando soluções melhores para cada entrave.
Diante de tudo isso, entendemos que ainda há muitas transformações e evoluções para acontecerem na área. Mas o que não muda, independente de qualquer coisa, é que ter um especialista com quem contar ajuda, e muito.
A Aditi é uma empresa especializada em dados, temos vários profissionais que podem te ajudar a entender o mundo dos dados e como você pode se beneficiar das novas técnicas e tecnologias para beneficiar sua empresa. Entre em contato com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.