A tecnologia está cada vez mais inserida das nossas rotinas. E para cada aplicação, precisamos das pessoas que fazem acontecer. Os profissionais de TI planejam, desenvolvem e garantem o bom funcionamento das soluções.Vivemos um processo de transformação digital que não para. As profissões relacionadas à tecnologia da informação são fundamentais para as empresas. É por isso, que as profissões dessa área vêm crescendo cada vez mais.Não importa qual seja o tamanho ou o segmento da empresa. Todas elas precisam e já estão investindo muito nessa área. Isso significa, tanto na tecnologia em si, quanto em profissionais.Além disso, os processos de gestão baseados em TI também são uma realidade. Com a vantagem de terem custos bem mais baixos do que os tradicionais. E não para por aí, vamos te contar tudo sobre este mundo agora, confira.
O que é tecnologia da informação?
É a área responsável pelos saberes, produtos e serviços relacionados à computação. A TI é responsável pelos softwares, hardwares, internet, trabalho com dados e outras ferramentas. É uma área de atuação ampla, que compreende vários tipos de atividades.As atuações em tecnologia da informação podem ser mais operacionais, estratégicas, de gestão, e claro, acadêmicas. Essa área é tão essencial, que já dá suporte à várias outras. É possível usar suas ferramentas no marketing, comércio, educação e muito mais.
O que fazem os profissionais de tecnologia da informação
A TI é um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo. A área compreende diversas funções e a cada dia, abre novas possibilidades. É um mercado amplo e com muita receptividade e aplicabilidade de inovação.O serviço em tecnologia de informação concilia gestão e criação de soluções. Podemos dizer que, o principal objetivo desses profissionais é o desenvolvimento de soluções. Elas servem para resolver problemas ou facilitar o dia a dia de empresas e pessoas.Como a tecnologia está tão intrinsecamente presente em nosso dia a dia, os profissionais têm atuações diversas. Podem auxiliar em uma infinidade de atividades e de várias formas. O profissional de TI não atuará, necessariamente, em um time de tecnologia.As possibilidades são muitas, principalmente, porque estamos imersos em mundo que se transforma em um sentido mais digital. Assim, a atuação desses profissionais é plural e se modifica a cada dia.
Como a tecnologia da informação pode te ajudar
A base do trabalho em tecnologia da informação é otimização e automatização de processos e projetos. Obtemos melhores resultados, em menos tempo e de maneira ágil. Além de trazer mais precisão e segurança. A implementação de serviços se TI das empresas também ajuda a reduzir custos. Tanto com arquivos e espaço físico, quanto com a diminuição de erros. Processos realizados de forma digital ajudam a reduzir despesas em geral.O trabalho tecnológico também ajuda na mensuração de resultados. Oferece maior precisão em dados, informações e relatórios. Assim, fica mais fácil gerir empresas e áreas. Além de ajudar em uma atuação estratégica para melhores resultados.Um time de tecnologia da informação pode contribuir também para mais autonomia. Criando suas próprias soluções, você fica menos dependente de fornecedores externos. Além de permitir a expansão das atividades.Quanto mais tecnologia em uma empresa, melhor ela funciona. A logística e processos são facilitados. Há mais espaço e segurança para a inovação. O controle das atividades melhora, bem como os seus resultados.Com tantos benefícios, fica impossível dispensar o serviço de tecnologia da informação. Ele auxilia em uma atuação mais autônoma. Além disso, te ajuda a acompanhar a transformação digital e manter a empresa atualizada e competitiva.
Áreas de atuação em tecnologia da informação
A TI está em constante evolução e crescimento. Isso faz com que haja demanda para diversas funções. Um profissional de tecnologia, pode atuar em uma infinidade de papéis. Dessa forma, é possível escolher atividades mais compatíveis com diversos perfis.Confira algumas das principais áreas de atuação na tecnologia da informação. Lembrando que, por ser uma área tão ampla, existe uma infinidade de possibilidades. Tanto nos tópicos citados aqui, quanto fora deles.
Desenvolvimento de software
Essa é uma das principais áreas em tecnologia da informação. É totalmente essencial para empresas, pessoas, portais eletrônicos e sites. Estes profissionais desenvolvem soluções tecnológicas em formato de softwares.Além disso, ficam responsáveis pela manutenção e atualização destes programas. Para trabalhar nessa área, é preciso dominar o máximo possível de linguagens de programação. Algumas delas são Javascript, Java, TypeScript, Python, PHP, Ruby, entre outras.
Segurança cibernética
Este profissional é responsável por manter a rede segura. Isso inclui sistemas operacionais, programas e equipamentos. Ele toma ações para evitar ataques criminosos, invasões, vírus e vazamento de informações.Também garante que os programas e serviços sejam usados de forma correta. Além de definir normas de utilização para ferramentas tecnológicas. Ele também garante o cumprimento dessas regras.
Ciência de dados
Os dados são o novo petróleo. Podemos dizer que eles são o que há de mais valioso em uma empresa. Por isso, é preciso garantir que eles estejam seguros e íntegros. Além de conseguir extrair o máximo de valor que eles têm a oferecer.Nesta área, os profissionais podem atuar como cientistas, engenheiros ou analistas de dados. Além das funções mais relacionadas aos bancos de dados em si. Isso engloba os administradores de bancos de dados, gestores e engenheiros de big data.Essa é mais uma das áreas que mais cresce na atualidade, pois cuida de informações muito valiosas. Ela também pode trazer muitos benefícios e lucros para uma organização.
Suporte técnico
O profissional dessa área é responsável pela estrutura física dos computadores. Ele também cuida da rede e dos sistemas operacionais. Basicamente, resolve e previne problemas relacionados aos hardwares e softwares.
Mercado em ascensão
Mesmo diante de uma crise global, o mercado de tecnologia de informação continuou e segue crescendo. Esta cada vez mais aquecido e a tendência é que fique cada vez mais. Por outro lado, faltam pessoas qualificadas, o déficit é de 24 mil profissionais de TI por ano.
Anualmente, formam-se 46 mil pessoas, enquanto a demanda é de aproximadamente 70 mil. É o que mostraram a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom).
O Brasil é o 10º maior mercado mundial em tecnologia, sendo o maior da América Latina. Essas informações são da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes). Mesmo assim, a previsão é que faltem mais de 408 mil postos de trabalho até 2022.
A tecnologia da informação é uma área em expansão no Brasil e no mundo. É a opção perfeita para quem busca estabilidade, crescimento e retorno financeiro. Nos acompanhe das redes sociais para ficar por dentro e conhecer as oportunidades deste mercado.