Mais um ano começou. Com ele, balanços sobre o que passou e previsões sobre o que está por vir. Uma coisa é certa: 2021 foi um ano de desafios e aprendizados. E foram eles que traçaram as tendências de TI para 2022.
Com a pandemia, vimos que a transformação digital é um caminho sem volta. Ela está cada dia mais presente em nossas vidas, e a tendência é continuar. Ela mostrou que nem tudo é sobre produtos e serviços, mas sobre experiência.
Os clientes de todas as áreas estão muito mais exigentes. Isso impacta em todas as áreas, e principalmente, na tecnologia. Aliás, depois desse período tão turbulento, uma coisa é certa: toda empresa, agora é uma empresa de tecnologia.
A pandemia acelerou a transformação digital. Mostrando que as empresas que não investem em transformação digital, estão fadadas ao fracasso. Então, é claro que o alto investimento continuará sendo uma tendência de TI para 2022.
Digital-first
Esse período nos ensinou que se transformar digitalmente não é apenas sobre ferramentas. É essencial incorporar esse mindset para ter sucesso no processo. E a tendência é, cada vez mais, priorizar o digital.
E isso vem com força no novo ano. Mesmo atuando fisicamente, é essencial estar, também, no digital. As empresas que ainda não conseguiram se adaptar a este modelo já estão ficando para trás.
O digital first busca a priorização dos serviços digitais, em vez dos tradicionais. Focando em soluções inovadoras e facilitando a experiência do cliente. Esta é uma das maiores tendências para o novo ano.
Inteligência Artificial
A pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2022”, do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) mostrou que Inteligência Artificial, aprendizado de máquina, computação na nuvem e 5G serão as tendências tecnológicas mais expressivas neste ano.
Além disso, outra pesquisa feita pela International Data Corporation (IDC), mostra que um quarto das empresas estará investindo em, pelo menos, um projeto de software de IA, machine learning e deep learning até 2023.
Dessa forma, a engenharia de dados, governança de dados e inteligência artificial seguem em franco crescimento. Com destaque para a IA Generativa, que deve ser responsável por 10% do total de dados produzidos até 2025, segundo a Gartner.
Experiência do Usuário
Esse vem se tornando um fator norteador em diversas áreas, e a tendência é que isso seja ampliado com o passar do tempo. De acordo com a Gartner, 89% das marcas priorizam experiências digitais para o cliente.
E com o uso de dados, é possível mapear a experiência do usuário e ir fazendo melhorias contínuas. Isso ajuda a proporcionar uma experiência cada vez melhor. Contribuindo também, para os resultados positivos das empresas.
A experiência total, por exemplo, é uma estratégia de negócios que integra a experiência. Assim, a empresa usa muitos pontos de contato. Dessa forma, consegue oferecer uma experiência mais completa e satisfatória em todos os pontos de contato.
Privacidade
O consumidor está cada vez mais preocupado com a segurança. Assim como os governos. Um reflexo disso é a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ela começou a aplicar sanções em 2021, e a tendência é de continuidade.
O aprimoramento constante da segurança e da privacidade são grandes tendências de TI para 2022. Assim, esta deve ser uma das grandes preocupações das empresas para o ano que se inicia. Tanto pelos clientes, quanto pela Lei.
Segurança cibernética
No ano de 2021 vimos um número enorme de ataques cibernéticos, com destaque para o Ramsomware. Até o governo Brasileiro foi vítima de um desses ataques, o que mostra a gravidade do assunto.
Para 2022 a tendência é investir em mais recursos que colaborem para operações mais seguras, em todas as esferas. E aumentar a proteção contra ataques no ambiente digital. Assim, será possível proteger as empresas e seus consumidores.
Automatização de tarefas
Com a transformação digital, esta também é uma tendência que chegou para ficar. Automatizar tarefas repetitivas e processos manuais das empresas será cada vez mais comum.
Este é um processo muito vantajoso, tanto para a empresa, quanto para o empregado. Ajuda a otimizar o trabalho, elimina a burocracia e torna a atuação dos funcionários mais estratégica. Além disso, favorece a execução do trabalho de forma digital, e até remota.
A chamada hiper automação pode contar com ferramentas como inteligência artificial e bots. Eles ajudam a melhorar o fluxo do trabalho e minimizar os erros humanos. É por isso que continua sendo uma grande tendência no mercado de tecnologia.
Data Analytics e Business Intelligence
Temos mais dados do que jamais tivemos antes. Até 2025, a estimativa de geração de dados é de 175 zetabytes. Muitas empresas já estão aproveitando todo esse poder de alguma forma. Outras, ainda não.
Com a chegada de novas tecnologias, como o 5G, a tendência é que eles sejam cada vez mais utilizados em processos de tomada de decisões. Com isso, crescem as discussões sobre Fairness e ética na utilização de dados.
Além disso, discussões sobre qualidade, confiabilidade e segurança de dados continuam em alta. A adoção do armazenamento em nuvem já é muito expressiva, bem como as discussões acerca de privacidade, segurança e possíveis vazamentos.
A análise em ambiente virtual deve crescer bastante. A adoção de entrega automatizada de insights tende a aumentar. Assim como recursos analíticos mais avançados, como o processamento de linguagem natural e AutoML.
Além destas, podemos destacar também o crescimento da alfabetização em dados, do BI colaborativo e das análises integradas. A adoção generalizada de nuvem e SaaS também deve ganhar força, assim como o gerenciamento de qualidade de dados.
A AI deve ser cada vez mais integrada em BI Mainstream. Também deverão se destacar a automação em Analytics e BI, o BI baseado em PNL, e o BI otimizado para celular. Estas são algumas tendências de TI para 2022, e claro, para o futuro.
Não é simples prever exatamente o que acontecerá, mas observando os movimentos de mercado, podemos ter uma boa ideia. Se você quer estar sempre por dentro das novidades, nos acompanhe nas redes sociais para não perder nada.