Novembro azul: novas tecnologias de prevenção ao câncer de próstata

Câncer de próstata e Novembro Azul

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre homens. Sendo responsável pela morte de 28,6% da população diagnosticada com a doença. Isso significa que ela mata um homem a cada 38 minutos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O Novembro Azul é uma campanha que busca conscientizar a população sobre a doença. Bem como a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura e de sobrevida. 

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando estes aparecem, normalmente, os tumores já estão em estado muito avançado. O que dificulta o tratamento e diminui as chances de cura. 

Logo, não é exagero dizer que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Por isso, é muito importante o acompanhamento regular com o médico urologista, a partir dos 45 anos. 

Câncer de próstata x tecnologia 

Não é novidade que os avanços tecnológicos vêm impulsionando, também, a medicina. Com as novas tecnologias, a detecção de doenças também fica mais fácil, bem como seu tratamento e intervenções médicas. 

Listamos abaixo, algumas soluções tecnológicas que estão ajudando no diagnóstico e tratamento do câncer. São formas de utilizar a tecnologia, no dia a dia, em prol da saúde humana. 

Monitoramento constante

Relógios e pulseiras inteligentes são produtos da Internet das coisas, ou IoT. Esses wearables vêm causando verdadeiras mudanças na saúde. Uma vez que ajudam a monitorar diversos aspectos relacionados a ela. 

Por meio destes dispositivos, é possível verificar alterações de aspectos que podem indicar alterações. Não é uma parte do diagnóstico propriamente dita, mas ser o primeiro passo para uma investigação mais profunda, a partir de alteração em algum índice. 

My Cancer Coach

O My Cancer Coach é um aplicativo que fornece informações personalizadas e permite o acompanhamento do diagnóstico e tratamento da doença. Ele pode ser utilizado para câncer de mama, de cólon e de próstata. 

Foi criado para ajudar na jornada física e emocional do tratamento e recuperação do câncer. Contando com médicos, que estão focados na doença, o aplicativo convida o paciente a focar em si mesmo. 

Ele permite a navegação pelo diagnóstico completo. Oferece opções de tratamentos em medicina convencional e terapias complementares. Permite ainda o registro emocional do paciente em um ambiente seguro. 

Também conta com uma gama de médicos para necessidades específicas. Bem como dicas de dieta e estilo de vida, além de outras opções para suavização dos efeitos colaterais. É realmente uma jornada, buscando o bem estar do paciente. 

Meus Exames

Já o aplicativo Meus Exames, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, permite acesso aos exames ligados ao Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT). 

Por meio dele é possível acessar números de protocolos, resultados dos exames, nomes de paciente e outras informações. É uma solução local, que facilita a vida dos pacientes, e que já vem servindo de inspiração para outros sistemas parecidos. 

Oncotype

O Oncotype DX — Genomic Prostate Cancer (GPS) é um dos exames mais tecnológicos e efetivos para diagnósticos de câncer. Ele avalia 17 genes para entender qual é o tipo de câncer de um paciente. 

A partir disso, determina-se a abordagem nos cuidados médicos mais eficaz para cada caso. Podendo ser clínica ou cirúrgica, associada ou não à radioterapia e quimioterapia, por exemplo. 

No caso do câncer de próstata, estima-se que entre 5% a 10% dos casos são de origem hereditária. A partir disso, ainda é possível realizar o Painel Câncer de Próstata Hereditário. Ele avalia outros 19 genes para identificar o risco de transmissão entre gerações.

PET/CT com PSMA

O Hospital Santa Izabel, administrado pela Santa Casa da Bahia, realiza de forma pioneira, desde 2018, o exame PET/CT com PSMA. Que utiliza o traçador PSMA, marcado com Galio-68, para identificar a localização de células tumorais e lesões metastáticas em câncer de próstata. 

Essa é uma tecnologia com abordagem específica de altíssima resolução para a próstata. Fazendo com que a doença possa ser mais facilmente detectada em pessoas que já passaram por algum tratamento contra o câncer. 

Cirurgias robóticas

Outro exemplo das aplicações da tecnologia no combate ao câncer são as cirurgias realizadas com o auxílio de robôs. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 90% das proctectomias são feitas utilizando este método. 

Já no Brasil, no Hospital Santa Izabel, citado acima, a equipe conta com o robô Da Vinci. Ele participa de 70% dos procedimentos para tratamento do câncer de próstata. Contribuindo com uma melhor visualização da região a ser tratada, maior precisão e mais acesso a áreas difíceis. 

Além disso, um método muito conhecido para retirada da vesícula biliar, a laparoscopia, também vem sendo usada para cirurgias de próstata. O método minimamente invasivo, que permite que o procedimento seja realizado pelo canal da uretra. Dessa forma, dispensam-se as cirurgias abertas, que demandam maior tempo de recuperação.  

Movember

O Movember é um movimento, promovido pela associação de mesmo nome, em prol da saúde masculina. O objetivo é lançar luz sobre temas como câncer de próstata, câncer de testículo, saúde mental e prevenção ao suicídio.

Desde 2003, o Movember financiou mais de 1250 projetos relacionados à saúde masculina ao redor do mundo.  E o objetivo é reduzir, até 2030, o número de mortes masculinas prematuras em 25%. O movimento conta com o aplicativo Movember, onde todas as pessoas podem apoiar a iniciativa por meio de doações.

Como pudemos perceber, a tecnologia vem sendo cada vez mais bem empregada na medicina. Com avanços significativos que se traduzir na melhora da qualidade de vida dos pacientes. Bem como em mais chances de cura e tratamentos menos invasivos, aprimorando os procedimentos médicos em prol de todos os envolvidos. 

E os avanços não param por aí, novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas diariamente, para continuar a proporcionar melhorias na medicina, na saúde e na qualidade de vida da população.

Para conhecer mais sobre as novas tecnologias e soluções que surgente, ou sobre o que a ciência de dados é capaz, continue acompanhando o blog da ADITI. Aqui você encontra novidades fresquinhas sobre o mundo dos dados e os mais recentes avanços nessa área.