Não é novidade que as tecnologias estão conquistando cada vez mais espaço no mercado, e podemos dizer o mesmo dos dados. Área em crescimento no Brasil e no mundo, empresas vêm encontrando diversas formas de utilizá-los para diminuir custos, otimizar operações e, claro, potencializar seus lucros. Um estudo da Deloitte, apontou a tendência de que 95% das empresas invistam em soluções que utilizam dados.
O que é Big Data
Hoje, vamos falar do Big Data, um termo que está na boca dos empresários de maior sucesso e vem ajudando a alcançar resultados cada vez melhores em suas organizações. Trata-se de um enorme volume de dados, de onde são extraídas diversas informações, que ajudam a criar estratégias mais assertivas e tomar melhores decisões. Mas não basta apenas ter estes dados, é preciso ter capacidade de arquitetura e análise para utilizá-los a seu favor.
Benefícios do Big Data
Segundo a McKinsey & Company, empresas que se dedicam ao investimento em dados e contratação de profissionais dessa área, têm 15% de aumento em sua lucratividade. Só isso já é benefício suficiente, mas ainda existe uma série de outros benefícios.
Contar com o Big Data ajuda a tomar decisões melhores, com menos chances de erros. É possível também, entender o que está por trás das iniciativas que trazem melhores resultados e mais sucesso, para repeti-las em outro momento. Além, é claro, de possibilitar a identificação do perfil e dos comportamentos dos consumidores e entender suas necessidades para oferecer a solução ideal em momento oportuno.
Os insights extraídos dos dados fornecem uma visão ampla sobre os negócios, e quando analisados em profundidade, estes dados também ajudam a entender movimentos específicos, bem como, visualizar oportunidades. Outra possibilidade é solucionar problemas e falhas que acontecem nos processos ou operação, resultando no aumento do lucro.
Aplicações do Big Data
O Big Data está cada vez mais popular, com isso, diversos setores vêm empregando esta tecnologia, combinada à análise de dados, ciência de dados e outras técnicas para desenvolver soluções que permitam uma nova forma de desempenhar seu trabalho. Confira:
SEGURANÇA
A partir dos dados é possível fazer reconhecimento facial, assim como controlar a presença de pessoas. Há empresas controlando o distanciamento social entre seus funcionários com tecnologias envolvendo dados, por exemplo. Também é possível identificar veículos roubados e áreas com maior incidência de crimes para aumentar o policiamento.
VAREJO
Este é o setor que mais utiliza dados para entender sobre seu consumidor e se antecipar para atender às suas necessidades. O Big Data é muito eficiente para a previsão do comportamento dos clientes, mapear quais são as partes mais atrativas em uma loja ou supermercado, a direção em que as pessoas se movimentam, além de uma série de outras informações que ajudam a criar estratégias mais eficientes.
SAÚDE
O Big Data é uma ferramenta muito utilizada por seguradoras e operadoras de planos de saúde. Isso porque consegue prever as despesas das pessoas com base em seu histórico médico. Dessa forma, é possível precificar o serviço de forma que evite prejuízos para essas empresas. Além disso, também ajuda a prever e se preparar para surtos de doenças, indicando até mesmo, quais áreas precisam ficar de quarentena para evitar a propagação.
FINANCEIRO
Os modelos preditivos com base em dados já não são nenhuma novidade para este setor, essa forma já é utilizada há algum tempo para prever e simular eventos do mercado financeiro. Além disso, por meio dos dados é possível analisar o perfil das pessoas que querem fazer a contratação de empréstimos, indicando as taxas de juros mais compatíveis com seus hábitos de compra. Também existem as tecnologias de detecção de fraude, que, analisando os padrões de comportamento dos clientes, conseguem identificar se uma compra foi feita por ele ou por terceiros.
E-COMMERCE
Com a pandemia, esse setor foi o que mais cresceu nos últimos tempos. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2020 o crescimento nas vendas foi de 68% na comparação com 2019. E claro que, diante de tanto crescimento, os empresários do setor também vem investindo nos dados para potencializar os lucros. Dessa forma, as lojas virtuais conseguem criar parâmetros para fazer a precificação automática dos produtos, a fim de se manterem mais competitivas.
MARKETING E COMERCIAL
As campanhas de marketing ficaram muito mais poderosas com os dados. Agora é possível conhecer o público muito mais a fundo, entender seus hábitos e interesses, atrair os consumidores com mais eficiência, além de gerar leads mais qualificados, aumentando as chances de conversão com um investimento muito menor.
Por meio do Big Data também é possível promover a otimização do desempenho das equipes de vendas, analisando a quantidade de conversões por vendedor, motivos de perda em negociações, as dificuldades e necessidades de treinamento e capacitação. Por outro lado, identificando quais são os negócios com maiores chances de concretização e quais clientes têm mais tendência a serem fidelizados, tudo isso com base na previsão de tendências.
Com relatórios mais completos, os gestores têm informações detalhadas do que precisa ser otimizado e onde é necessário investir.
CONSTRUÇÃO CIVIL
Diante da necessidade de adaptação por causa da pandemia, o setor vem investindo na tecnologia para se reinventar e atender à crescente demanda. Por meio dos dados, é possível entender as necessidades dos clientes, e ofertar as soluções ideais para eles.
A Prospecta Obras é um ótimo exemplo disso. Por meio do Big Data, a empresa desenvolveu um software que mapeia as obras em determinada região, ajudando a conectar o cliente e o fornecedor, oferecendo oportunidades melhores para ambos.
INFINITAS POSSIBILIDADES
Como você pode perceber, os dados vieram para revolucionar, não só o mercado de tecnologia, mas todos os outros. Não existem mais barreiras, o Big Data pode ser uma solução para sua empresa independente do setor de atuação. As possibilidades são muitas e as soluções são muito mais eficientes, por isso, se você quer se manter atualizado, é preciso ficar de olho no que o mercado vem fazendo para solucionar suas demandas.
Aqui no Blog da ADITI você encontra uma série de conteúdos sobre o mundo dos dados e como eles vêm sendo utilizados para transformar rotinas de trabalho mundo afora, além, é claro, das melhores soluções em dados. Continue acompanhando nossos conteúdos e fique por dentro de tudo isso.