Gestão de dados: comece agora na sua empresa

Em uma empresa, informações são criadas o tempo todo, seja por colaboradores, clientes ou fornecedores, que interagem entre si, produzindo dados em formatos diversos. Eles chegam por diferentes canais: internet, telefone, e-mail, rede interna, softwares de gestão e até mesmo, de formas não digitais. São esses dados que dão origem às informações que sustentam a atividade e mantém a continuidade da operação da empresa. Dessa forma, podemos afirmar que elas são essenciais para qualquer organização, por isso a importância de assegurar, proteger, organizar e fazer o melhor uso possível, É aí que entra um conceito cada vez mais comentado, principalmente no setor tecnológico: a gestão dos dados, assunto que vamos tratar neste post.

 

Por que isso se tornou necessário?

Com a digitalização de diversos processos, empresas dos mais variados tamanhos e setores viram a necessidade e começaram a olhar com mais atenção para seus dados e informações. Pois, uma vez que são criados em múltiplas áreas e formatos, uma boa gestão se faz imprescindível para evitar incidentes, e até perdas, além de colaborar para um uso mais eficiente dessas informações.

Segundo a pesquisadora e consultora de mercado MarketsandMarkets, a previsão é de que as soluções para o gerenciamento de dados cresçam em média 10,2% a cada ano.  Isso se dá pela necessidade de as empresas lidarem de forma positiva e eficiente com as informações sob seu poder, buscando usá-las para otimizar sua operação em todas as frentes.

É também, com a ajuda dos dados, que se torna possível tomar decisões estratégicas com maior direcionamento, planejamento e visão dos objetivos, colocando sua empresa em um local privilegiado no mercado. A gestão de dados contribui para tudo isso e a partir daí, surge a necessidade de, não só adotar uma cultura direcionada por dados, ou data driven, como também, envolver todos os membros de sua equipe, principalmente a liderança, na construção desta nova maneira de conduzir os negócios.

Os dados devem ser o cerne da sua atividade. Mas, por si só, eles não tem serventia nenhuma, porém, quando são produzidos pensando em sua qualidade, consistência, organização e em fazer seu uso para fornecer as informações que a empresa precisa para direcionar suas ações, a tomada de decisões fica mais assertiva e os benefícios são inúmeros.

O que é gestão de dados?

Podemos dizer, de acordo com Valdemar Setzer, que um dado é uma sequência de símbolos quantificados ou quantificáveis. A informação, por outro lado, é o que se extrai daquele dado, seu significado passível de compreensão. Logo, podemos concluir que a informação é o produto resultante da interpretação do dado.

Os dados são a matéria prima dessa cadeia, então, é necessário trilhar um caminho de evolução para transformá-los em informações úteis, consistentes e confiáveis. A gestão dos dados é um processo que compreende todas as ações, desde sua coleta ou produção, até o seu descarte, incluindo armazenamento, tratamento, depuração e análise.

A gestão de dados utiliza diversos processos, que podem ser profissionais, metodológicos e/ou com ferramentas, combinados entre si para entregar a maior eficiência possível nessa atividade. É por meio desse processo que conseguimos realizar uma análise de dados consistente e precisa, sem a qual é impossível utilizar estes dados para tomar decisões estratégicas e acertadas.

Já a gestão das informações, que é um outro conceito importante e se difere da gestão de dados, acontece após o tratamento dos dados, quando eles já foram tratados e disponibilizados. A partir daí, é possível fazer a leitura dessas informações e extrair insights que vão nortear as estratégias futuras de gestão da organização.

 

Como a gestão de dados se relaciona com a LGPD?

Recentemente, a Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor no Brasil. A nova Lei é mais um indicativo da necessidade de aprimorar, cada vez mais, a gestão dos dados em poder das empresas. Dentre as exigências impostas, as organizações precisam se responsabilizar, adotar práticas e cuidados para aumentar o nível de proteção dos dados que são coletados e tratados, ou que estão, de alguma forma, sob sua responsabilidade. A Lei conta com sanções e multas altíssimas, que serão aplicadas a empresas que descumprirem as regras impostas. Para lidar com as imposições, o gerenciamento de dados é um importante aliado, pois minimiza as questões pendentes em relação à adequação e garante resultados melhores no cumprimento das medidas.

O que é governança de dados?

A governança de dados é outro conceito que se relaciona diretamente à gestão dos dados. É uma das funções relativas à gestão de dados e diz respeito a um conjunto de ações que garantem a manutenção da integração e do alinhamento das ações, contribuindo para uma tomada de decisões mais assertivas. Em termos práticos, a governança inclui planejar, supervisionar e controlar dados, de forma a garantir que a empresa tenha controle sobre eles, independente de seu tamanho e volume. Isso garante a visualização adequada das informações, o exercício correto e seguro das funções relacionadas aos dados e o melhor desempenho de todo o fluxo relacionado a eles.

Sua empresa precisa fazer gestão de dados?

Sim, todas as empresas precisam da gestão de dados. Felizmente, os números de organizações que já entendem a importância da gestão de dados e vêm adotando em sua estratégia é grande. De acordo com a Experian, 91% das empresas no Brasil já operam olhando para a gestão de dados, de alguma forma. O principal uso, de acordo com a pesquisa, é melhorar a experiência do cliente, este é o maior motivo para a adoção da prática em 60% das empresas.

A decisão de se orientar por dados também passa por uma outra questão importante: as empresas já entenderam, na prática, que inconsistências quaisquer relacionadas aos dados fazem com que elas sejam impedidas de oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, seja no atendimento, na entrega do produto ou serviço, ou em outras frentes. A necessidade de uma gestão eficiente dos dados está cada vez mais evidente no mercado.

Por que fazer gestão de dados?

• Aumento na quantidade, volume e qualidade de dados

O volume dos dados produzidos atualmente já é muito grande, e a tendência é que isso aumente cada vez mais. A cada nova ferramenta ou tecnologia empregada nos processos da empresa, o volume dos dados também aumenta, daí a necessidade da gestão para garantir que a operação funcione corretamente, de acordo com critérios de validação da origem, integridade, completude, atualidade, unicidade e natureza dos dados, garantindo sua qualidade e confiabilidade.

• Controle e acesso facilitado

Com o gerenciamento de dados as perdas, e os isolamentos de dados em softwares ou máquinas específicas diminui consideravelmente, garantindo que todos os dados sob poder da empresa sejam mapeados e organizados, de forma segura. Além disso, é possível organizá-los de acordo com as necessidades de cada departamento e função, otimizando os processos de captação e geração de dados, para suportar os processos e garantir que as informações obtidas sejam completas, consistentes e coerentes.

 

• Proteção contra ataques e roubos

A gestão eficiente dos dados aumenta a proteção da empresa diante de problemas como ciberataques, vazamento de dados, incidentes tecnológicos e naturais, entre outros fatores que podem atuar nos bancos de dados, causando não só problemas de ordem técnica, como prejuízos financeiros, e agora, problemas relacionados à LGPD. Dessa forma, a empresa fica mais protegida diante desses riscos e garante um nível maior de segurança às informações sob seu poder.

 

• Alinhamento da cultura da empresa

Como dito anteriormente, é importante que toda a empresa esteja envolvida com a cultura dos dados, já que todos os setores também participam da produção destes, e dessa forma, que a equipe se mantenha alinhada em termos de estratégias e ações. Por meio da gestão de dados, é possível não só contribuir para isso, como também, garantir que estes dados estejam disponíveis e possam ser acessados com facilidade por todos. Assim, a comunicação e o trabalho fluem melhor, contribuindo para a produtividade da equipe.

• Evolução junto ao mercado

Os modelos de negócio vêm se transformando, a tecnologia avançando, e com isso, o mercado está mudando muito rápido. A transformação digital é uma realidade e tem impactos significativos nas corporações. As novas tecnologias são muitas, e grande parte delas conta com os dados para realizar suas funções: Big Data, Chatbots, Internet das Coisas (IoT), Business Intelligence, Computação em Nuvem, Inteligência Artificial, entre tantas outras. Com uma gestão eficiente de dados fica muito mais fácil contar com estas ferramentas, uma vez que sua empresa já estará preparada para recebê-las, acompanhando o mercado, em termos de tecnologias.

Quais os benefícios da gestão de dados?

Cada negócio desfruta de diferentes benefícios relativos à gestão dos dados, mas existem alguns pontos que abraçam a maior parte das organizações. Com uma boa gestão de dados, é possível manter uma unidade entre as áreas da empresa, principalmente estratégica e tecnológica, garantindo que funcionem juntas em prol de um objetivo em comum. Também é possível estabelecer a cultura do uso de indicadores, para que os processos passem por avaliações mais precisas, e assim, a qualidade deles aumente.

Além disso, propaga um conhecimento dos dados envolvidos na operação da empresa de forma alinhada, fazendo com que todos saibam do que se trata e consigam utilizá-los sem discordâncias ou ruídos na comunicação. A partir da gestão dos dados, também é possível entender as necessidades relativas aos dados, melhorando as etapas de planejamento e transformações a serem feitas para melhor desempenho das atividades.

Ocorre também a eliminação, ou pelo menos, uma redução considerável das informações redundantes, garantindo a integridade e consistência das informações. O uso dos dados corporativos também passa a contribuir para a melhoria da qualidade dos processos, reduzindo os esforços, tempos e custos do desenvolvimento de novas aplicações.

Como começar a fazer a gestão de dados?

São muitas as ações necessárias para a realização dessa atividade em uma organização. A gestão de dados é um processo que pode ser complexo e trabalhoso. Para começar, é possível tomar algumas ações que vão garantir um pouco mais de segurança aos dados da sua empresa:

  • Determinação de um profissional responsável pelas informações, que vai estar à frente do processo;
  • Definição de uma estratégia, que vai nortear as ações a serem tomadas;
  • Instalação de sistemas de segurança eficazes;
  • Manutenção de sistemas e softwares atualizados;
  • Estabelecimento de uma rotina de backup;
  • Armazenamento de arquivos em nuvem;
  • Acompanhamento de resultados.

 

Gestão de dados interna ou externa?

Como se trata de uma atividade relativamente nova, o mercado ainda não conta com muitos profissionais especializados em gestão de dados, por isso, muitas empresas estão investindo na qualificação de sua equipe, o que demanda alto investimento e não acontece tão rápido, logo, é um investimento a longo prazo. Por isso, muitas empresas têm recorrido à contratação de fornecedores externos, consultorias e profissionais autônomos para o desempenho dessa atividade. Esta é uma opção que oferece custo menor e resultados mais imediatos.

Conclusão

Mesmo com todas essas informações, algumas pessoas ainda acreditam que a gestão de dados seja apenas mais um modismo. No entanto, entendendo melhor o conceito, é possível perceber que não há uma proposição revolucionária. A gestão de dados já existe há muitos anos, porém, é só agora que vem ganhando mais popularidade e se destacando no mercado em razão dos seus benefícios, além, é claro, da viabilidade para as empresas. Uma boa gestão de dados exige equilíbrio entre teoria e prática, destacando a necessidade de aliar ferramentas eficientes a uma boa gestão. O gerenciamento de dados ideal para sua empresa é aquele que reduz riscos e custos, mas proporciona melhoria nos processos e aumento da inteligência de negócio. Para conhecer mais soluções que contam com os dados para potencializar os lucros dos negócios, continue navegando em nosso blog.