LGPD: Os impactos de não adequar a empresa à nova lei

A Lei 13.709/18, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entrou em vigor neste ano. Ela tem o intuito de transformar as relações envolvendo dados e impor maior responsabilidade sobre as empresas, transformando a forma como devem tratar as informações envolvidas em seus processos. As empresas devem assumir as responsabilidades e deixar claro para seu público os procedimentos relacionados aos dados coletados.

 Por que se adequar? A LGPD traz várias obrigações para as empresas e consequências legais para instituições que não cumprirem com suas diretrizes. As sanções administrativas podem ser: multas simples ou diárias de até 2% do faturamento limitado a R$ 50 milhões por infração, eliminação dos dados pertencentes àquela instituição, proibição total ou parcial das atividades envolvendo o uso de dados. Além disso, não se adequar à Lei, pode funcionar como publicidade negativa prejudicando a reputação da marca. Por isso, visando se adequar à nova Lei, desenvolvemos o ADITI DATA PROTECTION. Trata-se de um algoritmo que protege os dados sensíveis contidos no seu ambiente Qlik Sense, confira:

 Segurança no tratamento de dados

O código desenvolvido fica responsável por dois processos muito importantes para ajudar na adequação. A anonimização, que faz com que a não seja possível identificar a quem aquele dado pertence durante seu tratamento. E a pseudonimização que atua de forma semelhante, fazendo com que os dados não sejam atribuídos a um titular específico sem recorrer a informações suplementares. Dessa forma, fica assegurada a proteção dos dados sensíveis.

Dados sensíveis mais seguros O ADITI DATA PROTECTION possibilita mais privacidade para você e seu público. Com ele, os dados sensíveis podem ser ofuscados com mais facilidade, além da possibilidade de determinar como aqueles dados podem ou não ser lidos. Dessa forma, eles ficam muito mais seguros e mantém-se a privacidade de seus titulares, sejam clientes, consumidores ou funcionários.

Controle de acesso à informação

O algoritmo também permite que o administrador Qlik, determine os níveis de permissão para acesso aos dos dados que serão exibidos para os usuários do sistema. Assim, cada pessoa poderá visualizar apenas aquelas informações que lhe cabem, garantindo que só quem realmente está autorizado terá acesso àqueles dados. Tudo isso sem a necessidade de alterações no conteúdo da base de dados.

Solução adaptável

Por ser compatível com diversas versões Qlik, o algoritmo ajuda as empresas a se adequarem à LGPD de forma mais fácil, rápida e sem burocracias. O ADITI DATA PROTECTIO está pronto para utilização em todos os dashboards Qlik Sense, incluindo Mashups e Relatórios do Nprinting. Além disso, ela não duplica painéis e QVDs ou altera os bancos de dados, garantindo a continuidade da operação normal da empresa, sem transtornos e imprevistos.

Formatos da consultoria

Uma vez identificado pela empresa os painéis que tratam de informações pessoais e sensíveis a ADITI implementa a codificação necessária para ofuscar e proteger os dados sensíveis dos usuários

Agende uma reunião para entender melhor o modelo de implementação do novo produto ADITI DATA PROTECTION que promove a adequação da sua empresa à LGPD.