Data Literacy: a importância dos dados como uma segunda língua

O mundo digital revolucionou o modo como vivemos em sociedade, e todas as empresas se depararam com a necessidade de se transformar para se adequar nesse novo contexto. Para competir no ambiente digital, é preciso saber como reinventar cada aspecto do seu negócio.

Data Literacy, ou a alfabetização de dados, é tão importante quanto a leitura e a escrita, mas grande parte da população ainda não conhece essa estratégia. É pensando nisso que a missão da Qlik é ajudar pessoas e organizações a entender, analisar e usar dados com confiança.

Os dados sempre tiveram um papel de destaque nas empresas. No entanto, é recente o interesse em analisar e compreender os números para, deste modo, entender seu público-alvo.  Em uma cultura orientada a dados, eles se tornam uma segunda língua para todos.

As principais  características de uma cultura de Data Literacy são:

  1. Fluência de dados;
  2. Visualizações;
  3. Skill Analítico;
  4. Aprendizado;
  5. Metodologias;
  6. Estatísticas;
  7. Mentoria.

Essa capacidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar com os dados deve ser implementada em todas as funções e colaboradores de todos os níveis de competências. Uma boa estratégia de análise de dados oferece a todos em sua força de trabalho o poder de fazer descobertas que levam à mudança. Por isso, todos os membros da organização devem conseguir usar os dados para impulsionar resultados, reinventando processos de negócios, compreendendo mais profundamente os clientes, descobrindo novas fontes de receita e equilibrando melhor riscos e recompensas.

Apesar dos resultados comprovados de uma cultura de Data Literacy, muitas organizações ainda não se adaptaram ao novo mercado. De acordo com o Gartner, “até 2020, 50% das organizações não terão conhecimentos suficientes de IA e de alfabetização de dados para trazer valor ao negócio”.

Em um contexto como esse, aquelas empresas que já se adaptaram, e são alfabetizadas em dados, se destacam e rapidamente percebem resultados positivos em seu negócio. Dados não devem ser menosprezados e/ou restringidos às partes administrativas do seu negócio. Dados são informações essenciais para a sua empresa, e, por isso, devem nortear cada processo e decisão que afetará, de algum modo, a sua organização.

É importante destacar que, não é necessário treinar todas as pessoas imediatamente, você pode buscar soluções de analytics que aumentem organicamente a alfabetização de dados.

Fonte: www.qlik.com