Inovações QLIK – Qualidade no controle de dados

Presente no mercado há mais de 25 anos, a Qlik nasceu de uma pesquisa na Universidade de Lund na Suécia. O objetivo do estudo era compreender o processo de tomada de decisões do cérebro humano. Desde então, a Qlik tem fornecido softwares para Business Intelligence, os chamados Analytics, para usuários do mundo inteiro. O termo atual de Business Intelligence, Data Discovery, foi cunhado pelo Gartner graças ao destaque que os produtos Qlik passaram a ter no mercado.

A Qlik possui vários grupos de usuários, em diversos canais, para o melhor atendimento de seus clientes. Há ainda diversos canais oficiais mantidos pela Qlik como a Qlik Community. O objetivo principal é a troca de informações entre os usuários, para, assim, disseminar conhecimento sobre o uso das ferramentas da empresa ao redor do mundo.

Os produtos da Qlik se diferenciam por vários aspectos, como, por exemplo, a associatividade: a forma de combinar os dados de uma forma mais livre, ao contrário das ligações cardinais das bases padrão SQL existentes até hoje. Além disso, os produtos Qlik não exigem grande nível técnico para serem utilizados com qualidade.

A velocidade das ferramentas também se destacam. A alta performance da Qlik permite que milhares de informações sejam processadas rapidamente.  Para volumes moderados de dados, o programa dispensa o uso de outras ferramentas, pois ele é muito bom tarefas de ETL e de bancos de dados. Visão analítica, combinação de várias fontes, e processamento in-memory são outras vantagens dos usuários Qlik.

Inovações:

Plataforma aberta:

As API’s do Qlik permitem total integração, seja para ler o Qlik, gerar dados, ou consumir informações externas a partir dele. Sendo assim, dispositivos IoT são facilmente integrados com o Qlik. Plataformas analiticas, por exemplo, escritas em Python, também podem acessar os conteúdos do Qlik diretamente como se estivesse lendo qualquer fonte de dados.

Plataforma para Analytics:

A Microsoft e a SAP investem pesadamente em infraestrutura de armazenagem e processamento de dados, no entanto, essas ferramentas obrigam as empresas armazenarem seus dados somente dentro dos domínios desses fornecedores.

A Qlik, no entanto, está entrando nesse mundo por meio de plataformas agnósticas, que podem ser utilizadas para ler, tratar e gerar informações em qualquer plataforma, seja ela AWS, Azure, Google, Mainframe ou mesmo Windows.

O Streaming Change Data Capture é uma técnica que captura dados que estão sendo registrados nas fontes (como bancos de dados e sistemas de armazenagem) de forma contínua, sem pausa, transferindo seu conteúdo para qualquer outro local desejado. Isso permite o uso de Analytics em tempo real, e de formas antes pouco imaginadas. As ferramentas Attunity, Qlik Data Catalyst e Qlik Associative Big Data Index são alguns exemplos dessa inovação.

Inteligência Aumentada ou AI-2 (Artificial Intelligence ao quadrado):

O poder associativo da Qlik combinado com inteligência artificial permite explorar muitas informações. A Qlik possui um produto de Análise por conversa chamado Qlik Insightbot que explora muito bem isso.

Plataforma Hibrida e Multi Cloud:

Enquanto os concorrentes obrigam as empresas a armazenarem seus dados com elas, a Qlik permite que as empresas armazenam em qualquer lugar ou ainda, em diversos lugares diferentes, mas enxerga isso de forma única. Com isso, se precisarem aumentar a capacidade num determinado período de tempo, basta alugar um local e expandir os dados para aquele ambiente.

Self Service com governança:

A Qlik possui alta governança, ou seja, os dados são seguros e não se perdem dentro da organização. Concorrentes que privilegiam a centralização perdem em liberdade para os usuários. Já aqueles que privilegiam a disseminação, perdem o controle da sua própria segurança corporativa. Com os produtos Qlik, no entanto,  há uma grande liberdade para que os usuários desenvolvam seus próprios conteúdos, mas há uma grande governança, atendendo plenamente à nova Lei Geral de Proteção dos Dados – Lei 13.709/2018. Isso ocorre no Brasil e também na europa, que possui a GDPR.

Essas inovações transformam o dia-a-dia das empresas que são clientes Aditi de diversas formas. A associatividade permite, por exemplo, que uma empresa possa visualizar suas informações de vendas, faturamento, estoque e finanças em um painel único. Além disso, há agora um acesso a grandes volumes de dados em tempo real. Um exemplo disso pode ser visto na UTI de um hospital, onde o simples acúmulo de dados de monitoramento do ambiente, como temperatura e umidade, se cruzados com dados dos prontuários dos pacientes pode levar a descobertas sobre dosagens ideais, e alterações em layouts que permitem reduzir o tempo de recuperação dos
pacientes.

Para empresas de varejo, que precisam obter informações dos últimos anos, as inovações Qlik qualificam o processo de captura de dados. A quantidade de informações pode ser tão grande que poucos sistemas são capazes de apresentar dados de mais de alguns meses. Uma empresa que promoverá um evento ou, que durante determinado período precisará de alto nível de processamento, pode expandir temporariamente alguns servidores Qlik para a AWS, alugando um ambiente temporário. Isso garante tempo de resposta aos usuários, sempre de forma segura e rápida.

Fonte: Pedro Bergo.