QUAIS AS VANTAGENS DO SELF SERVICE B.I?

O self-service B.I garante muito mais velocidade e objetividade para que um profissional seja capaz de analisar informações pertinentes para a criação de estratégias, em qualquer tipo de negócio. Desta forma, não é necessário o auxílio de terceiros para a realização do trabalho de business intelligence. 

A principal vantagem do modelo de self service B.I é que ele garante independência a usuários sem especialização técnica, ou seja, eles podem elaborar seus próprios relatórios e dashboards, de maneira rápida e assertiva. Assim, se a área de negócios da empresa precisa de informações para direcionar sua equipe, ela não precisa recorrer à TI e esperar que todo o processo de B.I seja realizado.

Com isso, o self service B.I também permite que a equipe de TI foque seus esforços em projetos que contribuam para os objetivos estratégicos da empresa, além de promover a disseminação de estratégias importantes para aumentar o entendimento de outras áreas sobre o negócio.

Essa descentralização de informações garante a criação de muitos polos de conhecimentos e insights dentro da empresa, o que implica um melhor controle de custos, monitoramento de leads e ações de marketing, entre outros benefícios.

Apesar disso, para que um processo eficiente de BI Self-service seja realizado, não basta apenas fornecer as ferramentas para os usuários. Uma boa iniciativa é a realização de programas de treinamento, e o constante suporte ao usuário.

Fontes:
https://www.inventti.com.br/
https://www.bidobrasil.com/